A Escola do Legislativo de Itapoá e CEAAPPE Promovem: “1º Ciclo de Palestras Sobre Alimentação Artificial de Praia”
A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Itapoá, junto à Comissão Especial de Alimentação Artificial de Praia e Processos Erosivos, convidam à participar do “1º Ciclo de Palestras Sobre Alimentação Artificial de Praia” com a seguinte programação:
Acolhimento: 18:00 horas
Abertura: das 18:30 às 18:45 horas
1ª Palestra: Alimentação de praia na Gold Coast, Austrália – métodos e lições aprendidas – das 18:45 às 19:25 horas
Palestrante: Guilherme Vieira da Silva (Griffith University – Austrália)
2ª Palestra: Alimentação de praias: do estudo ao projeto, da construção ao monitoramento - das 19:25 às 20:05 horas
Palestrante: Rafael Bonanata (OCP|Engenharia Oceânica, Costeira & Portuária)
3ª Palestra: Experiência do IMA/SC no licenciamento ambiental de alimentação artificial de praias – das 20:05 às 20:45 horas
Palestrante: Volney Junior Borges de Bitencourt (IMA/SC)
Bloco para perguntas e respostas: das 20:45 às 21:30 horas
Encerramento: 21:50 horas
O evento está previsto para iniciar às 18:30 horas do dia 05 de agosto de 2025, no Plenário Dirceu Mansano Jorente, no Prédio Vereador Wilson Rubens Moretti Garcia, sede da Câmara de Vereadores de Itapoá/SC, sito à Rua 960 Mariana Michels Borges, nº 1115, Bairro Itapema do Norte – Itapoá-SC. Além disto, a palestra será transmitida ao vivo e gravada, oportunizando a todos os que queiram aprender, o acesso ao conteúdo no site oficial do Poder Legislativo de Itapoá/SC.
É de conhecimento público que, em breve, Itapoá passará por um processo de alimentação artificial de praias com o uso benéfico de sedimentos dragados do canal de acesso externo aos portos da Baía da Babitonga. No entanto, essa intervenção abrangerá apenas parte da orla, deixando outros trechos em erosão ainda descobertos.
Ante à importância do tema, é imprescindível estudo e pleno cuidado, neste contexto, o Poder Legislativo de Itapoá, instituiu pela Resolução nº 18/2023, a Comissão Especial de Alimentação Artificial de Praia e Processos Erosivos, a qual foi composta pela Portaria 598/2025.
Após a definição da diretoria, os trabalhos da Comissão iniciaram oficialmente, e considerando o cenário e com o objetivo de ampliar o entendimento da população sobre o tema, a Comissão Especial, em parceria com a Escola do Legislativo de Itapoá, tomou a iniciativa de promover o 1º Ciclo de Palestras sobre Alimentação Artificial de Praia. A proposta é abordar a temática de forma ampla e técnica, apresentando experiências internacionais, como as práticas adotadas na Gold Coast - Austrália, além de exemplos nacionais, como os de Florianópolis, e discutir os aspectos relacionados ao licenciamento ambiental dessas obras.
Ressalta-se que este ciclo de palestras não tem como foco o processo específico que será realizado em Itapoá pelos portos da Babitonga, mas sim contribuir com o debate público sobre a técnica de alimentação artificial de praias como alternativa de enfrentamento aos processos erosivos, especialmente para os trechos que não serão contemplados inicialmente.
O evento é voltado a técnicos da área, gestores públicos, representantes do poder legislativo, profissionais de meio ambiente, engenharia costeira e, principalmente, à sociedade civil interessada em compreender e dialogar sobre o futuro da nossa faixa litorânea. Ademais, há o objetivo de levar conhecimento e promover a integração do Poder Legislativo Municipal, à comunidade itapoaense.
Sobre os Palestrantes
Guilherme Vieira da Silva (Griffith University – Austrália) – Pesquisador, trabalha atualmente na Griffith University - Austrália. Doutor em Geociências pela UFRGS. Durante o doutorado, teve a oportunidade de visitar a University of Wollongong (UOW) - Austrália entre 2014 e 2015 (Doutorado Sanduíche).Mestre em Geociências - Geologia Marinha - pela UFRGS e Graduado em Oceanografia pela UNIVALI. Tem experiência em morfodinâmica praial, estabilidade de desembocaduras, cota de inundação e modelagem numérica com ênfase na zona costeira, além de habilidade com planejamento, coleta, processamento e interpretação de dados meteo-oceanográficos e implementação/calibração de modelos numéricos.
Rafael Bonanata (OCP|Engenharia Oceânica, Costeira & Portuária) - Mestre em Engenharia de Costas e Portos pela Universidade da Cantabria - Espanha. Graduado em Oceanografia pela UNIVALI, Com 18 anos de experiência profissional nas áreas de engenharia de portos e costas e oceanografia física, realizou diversos serviços de consultoria para empresas públicas e privadas na América Latina, Caribe, EUA, Europa, África e Oriente Médio. Participou de dezenas de projetos de modelagem matemática dos processos de propagação de ondas, agitação em bacias portuárias, hidrodinâmica, transporte de sedimentos, morfodinâmica costeira, deriva de manchas de óleo, dispersão de plumas de emissários submarinos, renovação e qualidade das águas para portos e marinas e dispersão de sedimentos gerados por atividades de dragagem e descarte. Atuou no planejamento de novos portos e ampliação de terminais marítimos ao longo da costa brasileira através da condução de estudos de manobrabilidade de navios, desenhos de canais de navegação e dimensionamento de obras de abrigo e acostagem. Possui vasta experiência em planejamento, coleta, processamento e interpretação de dados meteorológicos, oceanográficos, estuarinos e fluviais para a implementação/calibração de modelos numéricos, estimativa de parâmetros de projeto para dimensionamento de estruturas costeiras e portuárias e estudos de navegação. Em 2012, Rafael fundou a OCP|Engenharia Oceânica, Costeira & Portuária, sediada em Florianópolis.
Volney Junior Borges de Bitencourt (IMA/SC) - Oceanógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Geociências (Geologia Marinha) pela UFRGS. Mestre em Geociências (Geologia Marinha) pela UFRGS. Graduado em Geografia. Atua como pesquisador e consultor em estudos de diversas áreas do conhecimento das Geociências. É membro colaborador do Laboratório de Geotecnologias Aplicadas da UFRGS e foi consultor autônomo em Geociências e Meio Ambiente. Há cinco anos é oceanógrafo, analista ambiental e Gerente de Análise Recursal do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA/SC). Colaborou com os processos de licenciamento ambiental das alimentações artificias de praia em Florianópolis e tem experiência na avaliação de impactos ambientais de obras costeiras.
A Escola do Legislativo de Itapoá, busca oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas e afins, bem como, integrar os membros da comunidade, aproximando-os dos vereadores enquanto seus representantes.
Vamos juntos construir soluções para uma orla mais resiliente e sustentável.
Participe dos eventos.
Para sugestões contate: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.