Câmara homenageia Policial Militar por Ação Heroica

Imprimir
Criado em Segunda, 13 Maio 2013

O Policial Militar Soldado Maycon Scholze Brehmer foi homenageado na 13a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores com Moção de Aplauso n° 07/2013 de 03/05/2013, em razão de um ato heroico em que salvou a vida de duas pessoas.

A ação do Policial Militar ocorreu no último dia 24 de abril, quando em companhia dos Soldados Wunsch e Herzog, compareceu à Rua Bento Francisco da Silva, Bairro Itapema do Norte, na 1ª pedra, para verificar uma ocorrência de tentativa de suicídio de uma mulher.

Ao chegar ao local, os soldados verificaram que a mulher estava com suas condições psicológicas alteradas, portando uma faca e com seu marido tentando acalmá-la. Foi então iniciada uma negociação com objetivo de fazê-la desistir da fatídica intenção, porém, a mesma não cooperou e lançou-se ao mar com a faca nas mãos.

Imediatamente seu marido também atirou-se ao mar com o objetivo de salvá-la, fato que obrigou os policiais militares a tomarem uma atitude rápida.

O Soldado PM Scholze, mesmo não tendo o adequado treinamento de salvamento aquático e sem sequer ter tido instrução de natação, atirou-se nas águas, fardado e inclusive com seus documentos nos bolsos, com o intuito de resgatar a mulher que estava com a faca em mãos, bem como o seu marido, pois ambos estavam se afogando devido ao mar agitado que os jogava contra as pedras afiadas existentes no local, fato que veio inclusive a causar lesões nas mãos e nos braços do policial. Após várias tentativas e com a ajuda dos demais policiais militares, que não tinham nenhum recurso auxiliar como boia ou corda, o resgate acabou sendo exitoso.

De acordo com a autora da Moção, Vereadora Márcia Regina Soares, e endossada pelos demais Vereadores, o Policial Scholze fez por merecer o reconhecimento do serviço prestado nesta diligência, a qual resultou no salvamento de duas vítimas, o que denota o caráter e empenho deste policial, que nem o difícil, exaustivo e perigoso salvamento foi motivo para que o policial deixasse de cumprir com afinco e dedicação o seu labor, assim, o Policial Scholze é merecedor de elogio e aplausos pois contribuiu no salvamento de duas vítimas de afogamento.

Na moção consta o seguinte: “Diante da elevada importância e relevância, além do interesse público configurado, que representa o desempenho da atividade do Policial Scholze em nosso Município, mormente pelo profissionalismo e coragem que enfrentou a ocorrência de afogamento, a Câmara Municipal de Itapoá vem apresentar o contido nesta Moção, como forma de prestigiar a ação do Policial Scholze, aplaudindo o árduo e brilhante serviço de salvamento desenvolvimento por este brilhante servidor público. Ainda, por tratar-se de assunto de relevante importância à população de nossa Cidade e no sentido de incentivar outras ações do gênero, requeremos que se dê ciência integral do presente trabalho legislativo ao Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina Dr. César Augusto Grubba, ao Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina Coronel Nazareno Marcineiro e ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Senhor Sérgio Ferreira de Aguiar”.

© 2017 Francisco Soares - Câmara Municipal de Itapoá. Endereço: Rua Mariana Michels Borges, nº 1115, Itapema do Norte - Itapoá SC - Cep: 89249-000. Fone/Fax: (47)3443-6146