17ª Exposição de Artes e Artesanato “Caminho de Luz”

 

Local: HALL DE ENTRADA DA CÂMARA

PERMANÊNCIA: 11 À 22 DE NOVEMBRO DE 2019.

ARTESÃS: Lucinda Panneitz e Pedro Czarneski

A 17ª exposição foi organizada apresentando obras ricas em detalhes, que iluminam e encantam.

LUCINDA PANNEITZ:

Técnica: Pinturas e Esculturas Diversas e Acrílico Sobre Tela.

Natural de Canoinhas/SC, Lucinda é moradora de Itapoá há cerca de um ano. Desenvolve artesanato desde os 6 anos quando aprendeu a pintar ovos com a avó. Auxiliar de produção, a arte é um “hobby”, mas também serve para complementar a renda. Aprendeu sozinha e hoje tornou-se profissional apta a produzir lindas peças que encantam aos observadores pela riqueza de detalhes.

Contato: (47) 99992-0994

PEDRO CZARNESKI:

Técnica: Acrílico Sobre Tela

Pedro é natural de Araucária no Paraná e morador de Itapoá há 7 anos. Desde os 11 anos ela trabalha com artes e aprendeu praticando. Hoje a arte é sua única fonte de renda, pois os belíssimos trabalhos possuem uma ótima aceitabilidade, permitindo a Pedro cobrir todas as suas despesas e investimentos necessários para produzir mais e sempre. Suas telas são tão deslumbrantes que transportam o observador para o cenário. É possível perceber a delicadeza dos traços e grande riqueza de detalhes em cada uma das suas obras. O impressionante é a luz que se desprende da tela num brilho tão intenso que alcança os apreciadores.

Contato: (47)99251-0612

 

As exposições de arte promovidas nesta Câmara com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Itapoá, visam revelar e valorizar artistas e artesãos da nossa comunidade.

Prestigiem!

Servidor da Câmara Municipal de Itapoá inicia missão de apoio tecnológico ao Parlamento Nacional de Timor Leste

Francisco Xavier Soares Filho no Parlamento Nacional de Timor LesteConforme o Projeto de Lei nº 89/2019 proposto pelo Presidente da Mesa Diretora Vereador Geraldo Rene Behlau Weber (PSDB), e após análise e discussão, com a matéria aprovada por unanimidade pelos vereadores de Itapoá, no plenário da Casa, a Câmara Municipal de Itapoá foi inserida oficialmente como cooperante internacional em apoio à Organização das Nações Unidas (ONU).

O município de Itapoá firmou convênio com o Governo Federal, através do Ministério das Relações Exteriores – Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e com a Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (ABRASCAM), para a cessão do servidor público municipal de Itapoá, Sr. Francisco Xavier Soares Filho, responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara Municipal de Itapoá-SC.

O Projeto de Lei nº 89/2019, após aprovação pelo plenário, seguiu para o Prefeito Marlon Roberto Neuber (PR), que após análise, sancionou e fez publicar em Diário Oficial, a Lei Municipal nº 905, de 02 de setembro de 2019.

O objetivo da missão de Cooperação Sul – Sul, entre o Itamaraty e o Parlamento Nacional de Timor Leste, e a cessão do servidor Francisco pelo período de 4 (quatro) meses estão relacionados com a execução de projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, especialmente na área de audiovisual e das gravações das Reuniões do Parlamento Nacional de Timor Leste, localizado na capital Díli, com o uso exclusivo de tecnologias em software livre e gratuito, de forma semelhante aos projetos desenvolvidos na Câmara Municipal de Itapoá. Um dos resultados da cooperação brasileira está relacionado com proporcionar economicidade ao erário de Timor Leste e aumentar os níveis de transparência do Parlamento Nacional.

Destaca-se que a Lei Municipal nº 905/2019 prevê a autorização para cessão do servidor da Câmara Municipal de Itapoá ao Governo Federal, e que por iniciativa do próprio servidor, foi apresentado requerimento para pedido de licença prêmio e férias para coincidirem com o período da missão, em Timor Leste, de maneira a não onerar o erário municipal de Itapoá com a respectiva remuneração do servidor. Assim, Itapoá não terá qualquer custo com a cessão do mesmo.

Os custos da missão, com passagens aéreas, seguro viagem, estadia, entre outros, estão previstos para serem suportados pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo Governo Federal do Brasil e pelo Parlamento Nacional de Timor Leste, e as demais despesas serão todas suportadas pelo próprio servidor cedido. A sua esposa Sheron Scholze Rosa, servidora pública municipal do quadro permanente da Prefeitura de Itapoá, também requereu seu afastamento, sem remuneração, para acompanhar o cônjuge na missão ao exterior.

Leia mais:Servidor da Câmara Municipal de Itapoá inicia missão de apoio tecnológico ao Parlamento Nacional...

16ª EXPOSIÇÃO CONSCIENTIZAÇÃO “SEMANA DO LIXO”

 

A exposição foi idealizada e realizada pela Câmara de Vereadores com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, e visa conscientizar a sociedade sobre os problemas causados pelo lixo. Os reflexos do lixo na vida tem sido tão intenso que estima-se que hoje todo ser tenha partículas de plástico no organismo. Nota-se o mal causado especialmente aos animais, principalmente os marinhos, como aves e peixes que ao verem o lixo no mar o confundem com seu alimento e acabam ingerindo estes objetos nocivos que muitas vezes os leva a morte. Os seres humanos também têm desenvolvido doenças que são causadas direta ou indiretamente pelo lixo. Por todos estes motivos, o lixo é uma questão de ordem pública e que deve ser tratada pelas autoridades políticas com programas que visem a solução ou alternativas, que se não eliminem, ao menos reduzam a produção de lixo e seu descarte inadequado no meio ambiente.

A própria ciência tem dado passos à frente nesta batalha, desenvolvendo objetos alternativos para suprir as necessidade dos seres humanos de forma menos prejudicial ao meio ambiente. Neste sentido, estudiosos da ciência desenvolveram materiais biodegradáveis para substituir o plástico, os absorventes e fraldas já contam com alternativas menos poluentes pois são laváveis, esterilizáveis e reutilizáveis evitando a produção e descarte de grande número daqueles que não eram reutilizáveis.

Além disto, grande parte do lixo é reciclável se seu descarte for adequado, para isto, a comunidade deve unir esforços, a fim de facilitar o recolhimento pelo coletor de reciclável, neste sentido, deve-se dispor para a coleta, os vidros, plásticos entre outros, limpos e separados do lixo comum.

A exposição demonstra os objetos que são descartados em grande quantidades, muitas vezes pequenos, o que causa mais dano ainda aos animais ao engolir. Traz também os objetos que devem ser evitados e uma alternativa para sua substituição.

Outro ponto importante é o planejamento estabelecido pelas Nações Unidas “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” que contém dezessete objetivos do desenvolvimento sustentável sendo estes:

1. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

2. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

7. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O documento produzido pela ONU, entre outros, dispõe:

“Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que estamos anunciando hoje demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta:

Pessoas

Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Planeta

Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade

Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Parceria

Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

Os vínculos e a natureza integrada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são de importância crucial para assegurar que o propósito da nova Agenda seja realizado. Se realizarmos as nossas ambições em toda a extensão da Agenda, a vida de todos será profundamente melhorada e nosso mundo será transformado para melhor.”

 

A exposição ficará aberta a visita até o 08 de novembro de 2019.

Prestigiem!

ORGANIZAÇÃO: Câmara de Vereadores de Itapoá/SC

Apoio: Secretaria Municipal do Meio Ambiente

TERMO DE CONVOCAÇÃO nº 01 e 02 AO CONCURSO PÚBLICO 2019

 

GERALDO RENE BEHLAU WEBER, Presidente da Câmara Municipal de Itapoá,Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais prevista no art. 44 da Lei Orgânica de Itapoá e do art. 39, do Regimento Interno, com observância do art. 37 da Constituição Federal, resolve CONVOCAR os candidatos abaixo relacionados, para comparecer no Setor de Recursos Humanos na sede da Câmara Municipal de Itapoá-SC, localizado no endereço na Rua Mariana Michels Borges, no 1115, bairro Itapema do Norte, município de Itapoá-SC, no prazo de até 30 (trinta) dias, nos termos do Art. 17, da Lei Complementar no 44/2014, para manifestar interesse pela nomeação e apresentar todos os documentos exigidos no Item 9.5, do Edital no 01/2019 – Concurso Público 2019, e específicos para esta fase do processo: 

 

Cargo: Analista de Controle Interno 

Nome Completo: GECILDO DE MELO AFONSO 

Inscrição: 3300396 

Classificação: 1º (primeiro)

 

Cargo: Analista Jurídico 

Nome: KAMILA KUHNEN MACEDO 

Inscrição: 3300282

Classificação:  1º (primeiro)

 

Conforme os Itens 9.4.3 e 9.4.4, do Edital no 01, do Concurso Público 2019, a não apresentação do candidato nos prazos determinados pela Câmara Municipal de Itapoá, com apresentação de todos os documentos exigidos, permitirá automaticamente sua exclusão do Concurso Público e será convocado o candidato seguinte, obedecida a ordem de classificação e aprovação no Concurso Público.

 

Vereadores Aplaudem e Congratulam a Rede Feminina de Combate ao Câncer

Na noite dessa segunda-feira (14/10/19), o Poder Legislativo do Município de Itapoá, Estado de Santa Catarina, por unanimidade dos vereadores, apresentaram, nos termos regimentais, a MOÇÃO DE APLAUSOS para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A Rede foi apresentada à comunidade de Itapoá, em um jantar realizado no dia 07 setembro de 2019, promovido pela Loja ManuBeauty. A iniciativa de montar a Rede em nossa Cidade partiu do Senhor Solismar, proprietário da loja Manu, onde em conversa com algumas mulheres, inclusive, algumas já diagnosticadas pela doença, e, reconhecendo a necessidade da locomoção para outras cidades em busca de recursos, transporte e assistência, entraram em comum acordo para trazer o Projeto Rede Feminina de Combate ao Câncer para Itapoá, sendo que à Rede é referência em todas as cidades onde atua.

A Rede é uma ONG de nível Nacional, a qual abrange, atualmente 22 estados e o Distrito Federal, com Sedes instaladas em mais de 400 municípios, é uma instituição sem fins lucrativos, selecionada como uma das 100 melhores ONGs do Brasil no ano de 2017.

A instituição foi criada para a defesa dos direitos sociais de pessoas em situação de vulnerabilidade ou de risco social, portadoras de câncer, sem distinção de sexo e idade, beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e outros serviços. Conta com o apoio incondicional de voluntários e contribuintes, emprega todo o empenho necessário para gerar ações e resultados efetivos para a integração dos beneficiários na sociedade e o combate ao câncer.

A Rede tem como missão acolher portadores de câncer e seus familiares, por meio de serviços de apoio assistencial de proteção e de promoção, para enfrentar as vulnerabilidades que a doença impõe. Também busca fortalecer a prevenção ao câncer por meio de ações que visem o diagnóstico precoce para a diminuição das incidências e o bem estar para a melhoria da qualidade de vida, da população em geral.

Diante do exposto, e pelos méritos acima narrados, é que esta Casa de Leis aprova honrosamente esta Moção de Aplausos.

 

Câmara Municipal de Itapoá homologa Concurso Público 2019

Conforme análise da Comissão de Acompanhamento do Concurso, da Assessoria Jurídica e do Presidente da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Itapoá informa que publicou, em Diário Oficial, a HOMOLOGAÇÃO do Concurso Público 2019 da Casa.

Link da Portaria nº 143/2019 de homologação: Clique aqui.

Publicação em Diário Oficial: Clique aqui.

Site Instituto ÂNIMA SOCIESC: Clique aqui.

Com o término do Concurso Público, e a publicação da lista final classificatória dos candidatos, os servidores efetivos membros da Comissão de Acompanhamento do Concurso Público da Câmara Municipal de Itapoá se reuniram, e após analisar a legalidade dos documentos e etapas do Certame, e conforme orientação jurídica, concluíram com a recomendação à Presidência pela HOMOLOGAÇÃO do Concurso Público 2019.

O Concurso Público terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data do dia 07 de outubro de 2019, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Câmara Municipal de Itapoá. O Concurso destina-se ao provimento das vagas no nível inicial de cargos do Quadro de Pessoal Permanente da Câmara Municipal de Itapoá, atualmente existentes e das que ocorrerem dentro do prazo de validade deste concurso.

O candidato aprovado e classificado será convocado para nomeação a critério da Administração, e conforme as demandas administrativas e operacionais da Casa, e ocorrerá através de e-mail e/ou correspondência enviada ao endereço informado no formulário eletrônico de inscrição com Aviso de Recebimento, conforme o Item 9.3 do Edital do Concurso. O candidato deverá comunicar à Câmara Municipal de Itapoá toda e qualquer alteração de seu endereço.

Parabéns aos aprovados!

Matérias relacionadas:

TERMO DE CONVOCAÇÃO nº 01 e 02 AO CONCURSO PÚBLICO 2019;

15º Exposição de Artes e Artesanato "REFLEXOS DA VIDA"

A 15ª exposição foi organizada para apresentar trabalhos que transpõem, com graça e encanto, o cotidiano da vida.

 

Local: HALL DE ENTRADA DA CÂMARA

PERMANÊNCIA: 14 À 25 DE OUTUBRO DE 2019.

ARTESÃS: Edinéia de Andrade, Nádia Oberik Roberto e Sandra Correia

 

EDINÉIA DE ANDRADE

Técnica: Costura.

Natural de Curitiba no Paraná, Nádia escolheu Itapoá como seu lar há oito anos. “Néia” produz acessórios de decoração pessoal como tiaras e prendedores de cabelo, que ela trabalha com dedicação, vinculando a cada objeto, sua motivação, como as presilhas para “pets” decoradas com patinhas, ou os lacinhos nas cores das escolas municipais. Além disso, ela cria decorações para a árvore de natal que são únicas e com uma riqueza de detalhes que permite a admiração pelo seu trabalho.

Contato: (47) 98810-7209

 

SANDRA CORREIA

Técnica: Papel, Vidro e Tecido: Esculturas

Natural de Joinville, ela reside em Itapoá há mais de vinte anos. Cadastrada no departamento de Cultura onde participa de feiras e exposições, utilizando técnicas de costura e colagem, juntando tecido, vidro e papel produzindo esculturas formosas que transmitem a ideia do cotidiano da vida. Os bonecos são criados refletindo quadros cotidianos que refletem atos da vida e encantam aos observadores.

Contato: (47) 99729-3575

 

As exposições de arte promovidas nesta Câmara com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Itapoá, visam revelar e valorizar artistas e artesãos da nossa comunidade.

Prestigiem!

 

14ª EXPOSIÇÃO DE ARTES E ARTESANATO “’PAISAGEANDO ITAPOÁ”

A 14ª exposição foi organizada para apresentar os trabalhos desenvolvidos por Ragel M. Dutra e Ângela Wright, tendo como inspiração as belas paisagens litorâneas. Os trabalhos produzidos tem segmentos distintos, mas possuem em comum as belezas de Itapoá e outras prais.

RAGEL M. DUTRA:

Técnica: Acrílico sobre tela.

Natural de Curitiba no Paraná, há 28 anos, encontrou em Itapoá o clima calmo e acolhedor que a fez escolher a cidade como residência. O oceano é inspiração em telas explorando cenários das cidades costeiras compondo cores e texturas, que proporcionam interpretações particulares.

Atualmente dedica-se à produção da coleção intitulada “O Farol”, buscando retratar a beleza do histórico Farolete Trincheira – Pontal do Norte em diversos ângulos, unindo seu amor pela arte e por Itapoá.

ANGELA WRIGHT:

Técnica: Reciclagem

Cadastrada no departamento de Cultura onde participa de feiras e exposições, utilizando técnicas de miniaturas em cenários da costa de Itapoá e outros ambientes, utilizando material reaproveitável .

As exposições de arte promovidas nesta Câmara com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Itapoá, visam revelar e valorizar artistas e artesãos da nossa comunidade.

Prestigiem!

 

Local: HALL DE ENTRADA DA CÂMARA

PERMANÊNCIA: 30 DE SETEMBRO À 11 DE OUTUBRO DE 2019.

ARTESÃS: Ragel M. Dutra e Ângela Wright

ALUNOS DA ESCOLA AYRTON SENNA PRESTIGIAM A REUNIÃO DAS COMISSÕES NA CÂMARA

 

Os alunos do 5º ano da Escola Ayrton Senna, visitaram na manhã do dia dia 24, a Câmara de Vereadores de Itapoá, o objetivo era assistir a uma das reuniões das Comissões Permanentes da Casa que ocorre nas manhãs das terças-feiras.

Os pequenos acompanharam atentos as discussões, o olhar curioso é que mais abrilhanta o ato, pois quem sabe, serão eles que no futuro estarão sentados ali, tratando os assuntos de interesse da comunidade e decidindo os destinos da nossa cidade.

A ação acompanhada pela Professora Marta Silveira Gutierrez é de extrema importância, pois vai além do ensino pedagógico, ações como esta, abrem caminhos para uma efetiva participação da vida política da sociedade. Trazê-los aqui, é ampliar os saber para áreas que não lhes são cotidianas, é oportunizar que eles encontrem em si, pequenos cidadãos que sejam mais participativos nas decisões políticas da comunidade, é permitir sonhar o seu futuro quem sabe?

Atividades extraclasse, como estas, promovem integração além do conhecimento, e a participação civil tão desejada aos nossos pequenos cidadãos presentes e futuros atores políticos da comunidade itapoaense. Sejam sempre bem vindos.

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal de Itapoá

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 18h

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone Fixo: (47) 3443-6146

Rua Mariana Michels Borges, nº 1115

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC

CEP 89249-000. Localização: Clique aqui

Mais informações / contato: Clique aqui

© 2019 Francisco Xavier Soares Filho - Desenvolvedor e Analista do Web Site. Em Software Livre com CMS Joomla, Linguagem PHP, Servidor Web Apache e Banco de Dados MySQL.