Dissertação de servidor da Câmara Municipal de Itapoá é destaque em reportagem do jornal Gazeta do Povo

Criado em Quinta, 18 Setembro 2014

O servidor Francisco Xavier Soares Filho, da Câmara Municipal de Itapoá, teve os resultados de sua pesquisa sobre Orçamento Público divulgados pelo jornal Gazeta do Povo desta quinta-feira (18). Francisco foi orientado durante seu mestrado pelo Prof. Dr. José Simão de Paulo Pinto, do programa de Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da UFPR.

O jornal Gazeta do Povo publicou matéria sob o título “Previsão de receitas de municípios do PR está descolada da realidade”. A pesquisa mostra que 179 prefeituras do Paraná erraram em mais de 10% a estimativa de arrecadação. Para chegar aos resultados, Francisco utilizou como fonte de informação o banco de dados do Tesouro Nacional (SISTN) e as técnicas estatísticas de previsões de séries temporais com suavização exponencial conhecidos como Holt-Winters.

Link da reportagem: Clique aqui.

Link da pesquisa acadêmica: Clique aqui.

Francisco é servidor do quadro permanente da Casa, e foi nomeado em novembro de 2008.