Autoridades se reúnem para debater sobre a segurança em Itapoá

Criado em Quarta, 14 Janeiro 2015

No último dia 11 o prefeito Sergio Ferreira de Aguiar realizou uma reunião com representantes do Poder Legislativo, da Polícia Militar e imprensa, visando encontrar formas de melhorar a segurança no município.

Compareceram ao evento o comandante da operação verão Major André Pena Viana, o comandante do Pelotão da Policia Militar de Itapoá Ademir Schnekemberg, o vice-prefeito Josênio Vieira Bernardi, o chefe de gabinete Luis Carlos Zagonel, o presidente da câmara de vereadores Daniel Weber, os vereadores Thomas Sohn, Edson Speck, Jocélio Pinheiro, Ernesto policarpo de Aquino e representantes da imprensa, sendo que todos apresentaram ideias e sugestões para o avanço dos trabalhos, porém todas as saídas foram descartadas por falta de efetivo, em especial da Polícia Civil, que não está conseguindo acompanhar as investigações devido falta de material humano.

Na reunião foi debatido sobre a importância de reativar o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), que tem como objetivo criar políticas públicas e ações perenes de combate ao crime e ao tráfico de drogas; reuniões com o secretário geral de segurança pública reivindicando o aumento de efetivo de policiais, e a vinda de agentes temporários. Um dos pontos destacados pelo presidente Daniel Silvano Weber, e a necessidade da instalação de um posto da Polícia Rodoviária na SC-416.

Outras medidas que não depende da contratação de novos policiais foi a decisão de se formar uma comissão para se reunir com o comando geral e regional da Polícia Civil para sensibilizar as autoridades sobre a real necessidade do aumento do efetivo no município.

A ausência de efetivo da Polícia Civil, resulta na limitação do trabalho investigativo no Município. Para tentar amenizar o problema, o major afirmou que mesmo não sendo de sua alçada, será mantido e ampliado o trabalho investigativo que já vem sendo realizado pelos policiais da Agência de Inteligência (P2), o qual já resultou num grande número de prisões em Itapoá.