Servidores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais-PR visitam a Câmara de Itapoá em busca de informações sobre projeto tecnológico da Casa

Imprimir
Criado em Terça, 19 Fevereiro 2019

Nessa quarta-feira (13/02/19), servidores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, a Sra. Cintia Elisa Effting (Analista de Sistemas), Sra. Cassiana Fagundes da Silva (Chefe da Divisão de Informática) e o Sr. Christian Bundt (Diretor Geral), realizaram uma visita técnica na Câmara Municipal de Itapoá, e foram recepcionados pelo Presidente da Mesa Diretora Vereador Geraldo Rene Beglau Weber e pelo Responsável pelo Setor de Tecnologia Servidor Francisco Xavier Soares Filho.

O objetivo da visita dos servidores foi para conhecer o processo legislativo 100% digital de Itapoá, com documentos assinados com certificados no padrão ICP-Brasil, e para conhecer o projeto da transmissão ao vivo e com software livre. O servidor legislativo municipal Francisco Xavier apresentou os detalhes no projeto, com destaque para a explanação da legislação municipal desenvolvida pelos vereadores e em conformidade com a legislação estadual e federal, bem como sobre o mapeamento do processo legislativo digital, fluxo das informações, disponibilização dos documentos originais na internet para consulta pública, entre outros aspectos do projeto.

Requerimento de Informações nº 05/2019 - E-mail

A partir de fevereiro de 2017, o município de Itapoá se tornou uma referência nacional em processo legislativo digital. Trata-se de uma tecnologia já muito difundida no Poder Judiciário, mas praticamente ainda não iniciada no Poder Legislativo. “A ideia é muita parecida com o processo judiciário eletrônico, entretanto há importantes adaptações que foram planejadas no projeto, para prever as peculiaridades do processo legislativo, tais como a necessidade de diversos autores do documento aplicarem a assinatura digital num mesmo arquivo eletrônico, a não dependência de um sistema de informação centralizado, utilização exclusiva de softwares livres e não pagamento de licenças e/ou empresas terceirizadas, backups dos arquivos de forma redundante e com custo muito reduzidos e decentralizado, não dependência do uso de navegadores de internet, Java e plugins. Usamos apenas o Sistema Operacional Linux Ubuntu e o pacote de Escritório LibreOffice 6.0”, comenta o servidor Francisco.

 

Novas visitas técnicas programadas

Nesta quarta-feira (20/02/19), a Câmara Municipal de Montenegro-RS também programou uma visita técnica na Casa, para conhecer projetos tecnológicos e administrativos desenvolvidos pelos próprios servidores efetivos da Casa. 

A atual Mesa Diretora apoia e incentiva o compartilhamento de saberes e de conhecimentos técnicos, com o objetivo de aumentar a troca de informações das áreas técnicas entre Câmaras Municipais, fortalecer o Poder Legislativo de modo geral, bem como aumentar a eficiência dos processos e do uso do aparato tecnológico da Casa.

Fonte: Câmara Municipal de Itapoá.

 

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal Itapoá

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 18h

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone Fixo: (47) 3443-6146

Rua Mariana Michels Borges, nº 1115

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC

CEP 89249-000. Localização: Clique aqui

Mais informações / contato: Clique aqui

© 2019 Francisco Xavier Soares Filho - Desenvolvedor e Analista do Web Site. Em Software Livre com CMS Joomla, Linguagem PHP, Servidor Web Apache e Banco de Dados MySQL.