Servidores da Câmara Municipal de Montenegro-RS visitam a Câmara de Itapoá em busca de parceria tecnológica

Criado em Segunda, 11 Março 2019

No final do mês de fevereiro de 2019, servidores da Câmara Municipal de Montenegro, do Rio Grande do Sul, realizaram uma visita técnica para conhecer melhor o processo legislativo de Itapoá-SC e o sistema de transmissão ao vivo das reuniões. Confira a matéria produzida pela Câmara Municipal de Montenegro-RS:

Eliminar papel e transmitir ao vivo: servidores buscam modelos

Vanguarda no planeta, a tendência de reduzir ou até eliminar o uso do papel em órgãos públicos, está tendo forte apoio por parte da Câmara de Vereadores de Montenegro.

Depois de ter sido notícia como bom exemplo de transparência na internet, conquistando o Selo de Transparência conferido pelo Tribunal de Contas do Estado, o Legislativo continua em evolução. A proposta agora, com o apoio da Mesa Diretora: Cristiano Braatz – Von, Juarez da Silva, Talis Ferreira e Valdeci Alves de Castro, é mais audaciosa: dar início ao processo de eliminação do uso de papel no Legislativo, e transmitir, pelo site, as sessões e audiências públicas. Para buscar maiores subsídios, o Diretor Legislativo André Susin e o Assessor de Comunicação Sílvio Kaél, foram verificar o case de sucesso da Câmara de Itapoá, em Santa Catarina.

A parceria com Itapoá nasceu no encontro de Tecnologia em Brasília, promovido pelo programa Interlegis, do Senado Federal. Os servidores montenegrinos foram recebidos, na última quarta-feira, pelo chefe do Setor de Tecnologia, Francisco Xavier Soares Filho, o presidente da Câmara, Geraldo Rene Behlau Weber, o secretário da Mesa, Thomaz Willian Palma Sohn, e o ex-presidente, Jonecir Soares. Numa total demonstração de espírito colaborativo, Francisco Xavier relatou toda a construção desde o seu início, até chegar aos patamares atuais com a transmissão ao vivo, usando um processo cem por cento digital. O mais interessante foi a constatação de que há um custo muito baixo para a realização destas etapas, sendo necessário, no início, investir em equipamentos e, posteriormente, na preparação dos servidores.

Kaél e Susin saíram satisfeitos com a disponibilidade do pessoal de Itapoá, que irão auxiliar nesta nova etapa. “Nós recebemos as principais informações nesta visita, e houve a disponibilidade de que o técnico Francisco irá nos dar suporte, caso tenhamos alguma dificuldade”, acrescenta Susin. Sílvio observa que a transmissão ao vivo com qualidade é mais uma etapa do processo de aproximação com a comunidade. “Temos nosso site, estamos super inseridos nas redes sociais, e a transmissão de qualidade irá permitir que os cidadãos acompanhem de casa as sessões da Câmara”, pontua Kaél. A ideia dos servidores é, vencidas etapas burocráticas, colocar em funcionamento a transmissão ao vivo e ainda o painel digital de votação, para que os presentes à sessão e as pessoas entendam como acontece cada votação realizada em plenário.

Ao vivo, sem papel - Jornal IBIÁ

A Câmara de Vereadores de Montenegro deu início ao processo de digitalização de documentos e transmissão, pelo site, das sessões e audiências públicas. Para buscar maiores subsídios, o diretor legislativo, André Susin, e o assessor de Comunicação, Sílvio Kaél, foram conhecer a Câmara de Itapoá, em Santa Catarina.

A parceria nasceu no encontro de Tecnologia, promovido pelo programa Interlegis, do Senado Federal. Os servidores montenegrinos foram recebidos pelo chefe do Setor de Tecnologia, Francisco Xavier Soares Filho. De casa – Kaél e Susin voltaram satisfeitos com a disponibilidade do pessoal de Itapoá, que irá auxiliar nesta nova etapa. “Nós recebemos as principais informações nesta visita e houve o compromisso de que o técnico Francisco irá nos dar suporte, caso tenhamos alguma dificuldade”, explica Susin. Sílvio observa que a transmissão ao vivo, com qualidade, é mais uma etapa do processo de aproximação com a comunidade. “Irá permitir que os cidadãos acompanhem de casa as atividades”, pontua. Transparência bem-vinda.

Fonte: Jornal IBIÁ. Foto: Câmara Municipal de Itapoá.