Vereadores prestam homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá pelo êxito da Operação Verão 2018-2019

Imprimir
Criado em Terça, 16 Abril 2019

Na noite do dia 08 de abril de 2019, no plenário da Câmara Municipal de Itapoá, os vereadores de Itapoá, por unanimidade, aprovaram a Moção de Aplausos nº 04/2019, em que congratula o Corpo de Bombeiros Militares de Itapoá por mais uma ano de serviços relevantes prestados à comunidade Itapoaense, em especial pelo êxito da Operação Verão em nosso município.

No ano de 2018 e neste início de 2019 mais uma vez foram fundamentais em diversas ocorrências em nossa cidade, do tradicional combate às chamas, até atendimentos de acidentes de trânsito, tentativa de suicídio, afogamentos, entre outras ações heróicas que mostram o valor e a importância desta Instituição em nossa sociedade.

Este ano, mais uma vez estiveram competentemente à frente da Operação Verão, com a missão louvável, mas nada fácil, de garantir a segurança dos banhistas em nossas praias.

E o saldo, mais uma vez, é super positivo, inclusive com o incrível salvamento de um criança, com nível 6 de afogamento ( o mais grave de todos) por parte dos guarda-vidas Sidnei e Matias, nomeados aqui com o objetivo de representar a coragem e o profissionalismo de todos  os profissionais que atuam na Corporação.

Para abrilhantar esta homenagem, transcrevo o relato do salvamento que, orgulhosamente pede-se a leitura atenta:

"No dia 25 de janeiro de 2019 aproximadamente às 16h10min populares foram ao posto de guarda vidas 01 para relatar aos guarda vidas Sidnei Neris e Mathias Alves do Rosário um afogamento de uma criança no rio Sai Mirim,  o qual não se tem visibilidade do posto e fica a mais de 500 metros do mesmo.

Segundo informações dos pais da vítima, a criança afundou e ficou submersa por cerca de 2 minutos, populares entraram no rio o qual no dia a água estava muito turva e um familiar sentiu algo no pé e verificou que era a criança submersa, retiraram a criança da água e logo em seguida os guarda vidas chegaram ao local.

Chegando ao local os guarda vidas encontram o masculino menor Davi Luca Peleguini, 03 anos de idade, que estava em grau 06 de afogamento (parada cardiorrespiratória), prontamente iniciaram os procedimentos de recuperação de afogados a manobra de reanimação cardiopulmonar (RCP), Após realizar um ciclo completo da manobra de reanimação a vitima retornou a ter sinais vitais, (pulso e respiração).  Logo após o atendimento inicial dos guarda vidas a guarnição do ASU-369 CB BM Paulo, Sd BM Oliveira e BC Almeida juntamente com os coordenadores de praia Cb BM João Vitor e Sd BM Ceschini chegaram ao local para prestar auxilio de suplementação de oxigênio e transporte ao pronto atendimento da cidade para avaliação médica e posterior encaminhamento com auxilio da aeronave Águia 01 da Policia Militar ao hospital Infantil. " 

Graças ao treinamento e dedicação dos guarda vidas, guarnição de serviço dos bombeiros, equipe médica do Pronto atendimento e da aeronave Águia tivemos êxito nesta ocorrência e salvamos mais uma vida", encerra o relato.

Realmente, um relato emocionante e que constata o merecimento desta singela homenagem a esta Corporação, neste salvamento brilhantemente representados pelos soldados Sidnei Neris e Mathias Alves.

Ainda, agora no dia 19 de março, mais um salvamento foi realizado, sendo que o relato que se segue demonstra, mais uma vez,  a bravura que move esta Corporação, ao qual respeitosamente requer novamente a leitura atenta:

"Acionados pelo Cobom de Itajaí para arrastamento em frente ao Posto 10, como os postos estão desativados pelo término da temporada, não havia guarda-vidas na praia. Chegando ao local a guarnição se deparou com um masculino maior já na faixa de areia sendo assistido pelo Bombeiro Comunitário Manoel, que estava no local a trabalho e se deparou com a ocorrência e adentrou no mar para socorrer a vítima mesmo sem os equipamentos de segurança necessários para efetuar um resgate, e mesmo assim teve sucesso no salvamento, vindo a auxiliar o masculino a sair do mar, que estava agitado.

Guarnição prontamente assumiu a ocorrência, efetuou os procedimentos de APH e constatou que o masculino estava extenuado, alegava dores de cabeça e náuseas, porém relatou que não engoliu água. Foi conduzido ao P.A para cuidados médicos."

Terminando assim o relato: "Enalteço em elogio a atitude do bombeiro comunitário Manoel que não exitou em entrar ao mar, mesmo não tendo treinamento e equipamento necessário, para resgatar uma vítima de arrastamento em frente ao posto 10. A vítima relatou que no momento em que o BC chegou para efetuar o resgate o mesmo estava a ponto de desistir de nadar, pois já estava extremamente cansado. Atitudes como essas demonstram o real sentimento de ser bombeiro, chegando a arriscar a própria vida para outra salvar."

Mais um relato que transcreve-se aqui para demonstrar o brio e a coragem que movem estas mulheres e homens, que a cada dia dedicam suas vidas de forma corajosa para proteger a de outros, aqui neste relato representado bravamente pelo Bombeiro Comunitário Manoel.

Portanto, essa homenagem é apenas um reconhecimento ao imenso trabalho prestado por esta Corporação em nossa cidade, homenagem esta que ainda não esta a altura de sua valorosa contribuição à nossa sociedade, mas que, humildemente, tenta retribuir um pouco do que os homens e mulheres dessa Corporação fizeram, fazem e continuarão fazendo por nosso Município.

Para completar, registre-se a fala de uma também importante personalidade brasileira, que se encaixa perfeitamente ao momento desta homenagem:

"Não há como mensurar o valor que há no ato de se salvar uma vida." (Dra. Zilda Arns)

 

Diante do exposto, e pelos méritos acima narrados, é que esta Casa de Leis aprova  honrosamente esta Moção de Aplausos.

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal de Itapoá

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 18h

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone Fixo: (47) 3443-6146

Rua Mariana Michels Borges, nº 1115

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC

CEP 89249-000. Localização: Clique aqui

Mais informações / contato: Clique aqui

© 2019 Francisco Xavier Soares Filho - Desenvolvedor e Analista do Web Site. Em Software Livre com CMS Joomla, Linguagem PHP, Servidor Web Apache e Banco de Dados MySQL.