Agência Brasileira de Cooperação publica reportagem sobre cooperação internacional da Câmara Municipal de Itapoá

Imprimir
Criado em Sexta, 17 Julho 2020

Texto publicado no site da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em 15/07/2020:

Espírito de cooperação ultrapassa tempo de missão em Timor-Leste. Técnico brasileiro que treinou equipes em Timor-Leste continua dando assistência de forma remota para servidores do Parlamento Timorense.

O Programa de cooperação técnica Sul-Sul entre Brasil e Timor-Leste possui diversos projetos em andamento naquele país. O “Projeto de Fortalecimento do Parlamento Nacional do Timor Leste (PN-TL)” contou, até março de 2020, com uma fase importante de atividades na área de Tecnologia da Informação e Comunicação que permitiu, inclusive, que o Parlamento Timorense passasse a realizar transmissões ao vivo das reuniões que ocorrem no plenário, através do uso de um canal oficial no YouTube. 

O responsável pelos treinamentos foi Francisco Xavier Soares Filho, servidor da Câmara Municipal de Itapoá, em Santa Catarina, que passou quatro meses no país para realizar capacitações de multiplicadores e ajustes nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação da instituição. 

Francisco retornou ao Brasil em março de 2020 mas, no entanto, não parou de cooperar com os timorenses em sua área de conhecimento. Ele continua fazendo o trabalho de forma remota e voluntária a partir do Brasil. Os atendimentos aos servidores do PN-TL ocorrem com o uso de ferramentas de videochamadas, via e-mail e também por uma rede social de conversas. 

Essa dedicação e envolvimento foram reconhecidos pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapoá, Ezequiel de Andrade. “Muito nos honra, enquanto povo itapoaense, em saber que um servidor desta Câmara Municipal ajudou e continua a ajudar, inclusive de forma voluntária, para o fortalecimento de um país como Timor-Leste”.

 

Economia

Uma das atividades realizadas por Francisco em Timor-Leste, foi a substituição de softwares que eram usados para a transcrição das atas e sistema de gravações das reuniões no plenário do Parlamento Nacional para softwares livres e gratuitos, o que representou uma economia anual de cerca de 150 mil dólares ao PN-TL.

“Eliminou-se a necessidade de pagamento de licenças comerciais de softwares nos computadores da DIRAT, o que vai ao encontro das diretrizes da atual gestão pela redução de custos operacionais e otimização pelo aumento da eficiência dos trabalhos”, salientou Almerio Alvares Maria Barros, Chefe da Divisão de Redação, Audiovisual, Transcrição Documentação (DIRAT) do Parlamento timorense.

Além de implantar os softwares e o sistema operacional livre, o especialista treinou os servidores e realizou capacitações de funcionários do PN-TL na área de audiovisual e no banco de dados de arquivos multimídia da DIRAT, deixando dois técnicos capacitados como multiplicadores dos conhecimentos. 

Francisco destacou que, em seus 12 anos de exercício profissional no serviço público, não imaginava o desafio profissional e a transformação pessoal que seria sua missão no projeto de cooperação. “Só tenho a agradecer a todos pela oportunidade de participar desse projeto de cooperação representando o Brasil em Timor-Leste, e do sucesso que conseguimos obter em favor do povo timorense”. 

Fonte: Agência Brasileira de Cooperação - Claudia Caçador.

Link: http://www.abc.gov.br/imprensa/mostrarconteudo/1438

 

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal de Itapoá

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h,

Reuniões Ordinárias: segundas-feiras às 19h,

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.,

Telefone Fixo: (47) 3443-6146,

Rua Mariana Michels Borges, nº 1115,

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC,

CEP 89249-000. Localização: Clique aqui.

Mais informações / contato: Clique aqui.

© 2020 Câmara Municipal de Itapoá-SC