Audiência pública apresenta Plano Municipal de Transporte Coletivo de Itapoá

Criado em Quinta, 10 Maio 2012

O Plano foi realizado por uma empresa privada, a Tectrans, que foi contratada pelo Poder Executivo através do Contrato Administrativo n° 08/2012. Para a construção desse Plano, foram realizadas pesquisas de opinião, origem destino embarcada e contagem volumétrica para traçar um diagnóstico do transporte oferecido atualmente e planejar um sistema futuro de transporte público.

Toda a proposta do Plano e diretrizes para a licitação foram apresentadas na audiência pública, na qual compareceram vereadores, servidores públicos, membros de Conselhos Municipais e comunidade em geral.

Segundo os estudos da Tectrans, mais de 70% dos usuários do transporte coletivo de Itapoá não está contente com o serviço atualmente oferecido.

Entre os destaques do plano apresentado, está a construção de um terminal de ônibus com valor da obra estimado em R$ 400 mil. Esse terminal seria construído na Rua 1.300, balneário Itapoá, ao lado da loja maçônica do Município. Também está prevista reforma e ampliação no número de abrigos/pontos de ônibus (a um custo de R$ 200 mil). Para aprimorar os serviços e melhor atender aos usuários, seria criado um telefone 0800 (ligação gratuita) para as reclamações, sugestões e comentários sobre o serviço. A tarifa máxima prevista a ser aplicada no início da nova concessão é de R$ 3,06. A frota de veículos disponível em Itapoá atualmente não estaria apta à nova concessão, pois os ônibus poderão ter, no máximo, doze anos de rodagem.

Link da apresentação de slides disponibilizado pela Câmara de Vereadores de Itapoá:

- Clique aqui.

Texto de Thiago Gusso e foto de Elvis Pinheiro.