Servidor público da Câmara Municipal de Itapoá é destaque em jornal de circulação nacional

Imprimir
Criado em Quinta, 19 Julho 2012

Francisco Xavier Soares Filho

O resultado de uma pesquisa científica da Universidade Federal do Paraná, desenvolvida pelo acadêmico e servidor público Francisco Xavier Soares Filho e orientado pelo Dr. José Simão de Paula Pinto, foi publicado no jornal do Senado Federal - Interlegis Brasil. No espaço sobre as novas ferramentas de tecnologia da informação que facilitam o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, Soares pesquisou sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), e seu impacto na transparência da tramitação dos Projetos de Lei e demais documentos da Legislação Municipal.

Na última edição do jornal do Programa Interlegis – Senado Federal, enviado mensalmente às câmaras municipais, assembleias estaduais e prefeituras, Soares apresentou o estudo sobre a análise do sistema e o processo de tomada de decisão pela implantação do software denominado Sistema de Apoio ao Processo Legislativo em Casas Legislativas de pequeno porte. No final, baseado nos dados levantados, nos estudos anteriores e nos resultados obtidos por outras casas legislativas, o pesquisador recomenda a adoção do SAPL em Câmaras Municipais de pequeno porte, não só pela funcionalidade na apresentação das informações, mas também por ser de fácil instalação e gerenciamento, além de ser gratuito.

A pesquisa foi feita através da experiência na implantação do SAPL na Câmara Municipal de Itapoá. Agora, todo o processo legislativo de Itapoá está sendo disponibilizado para consulta pública na internet. O cadastro dos documentos anteriores ainda está em andamento, porém já é possível acessar a disponibilização completa dos documentos a partir de 2012. Tudo isso foi realizado sem nenhum custo, através dos próprios servidores(as) e agentes políticos, com destaque para:
> Geisiane Caldeira - Cadastro das Moções e Portarias, entre os anos de 2009 e 2011,
> Fernanda Duarte - Cadastro das Indicações e Requerimentos entre os anos de 2009 e 2011,
> Leonice Riskowski - Organização, Padronização e Scaneamento dos documentos,
> Thiago Gusso - Análise de requisitos e Pesquisa dos manuais de utilização do SAPL,
> Patrícia Braz - Cadastro dos Projetos de Lei Ordinários de 2011,
> Michele Mayer - Cadastro de Leis e Projetos de Leis entre os anos de 2007 e 2008,
> Elvis Pinheiro - Cadastro das Atas entre os anos de 2009 e 2011,
> Reginaldo de Souza - Cadastro dos Ofícios entre os anos de 2009 e 2011,
> Luiz Zagonel - Cadastro dos Projeto de Decretos, Decretos Legislativos, Projetos de Resolução, Resoluções entre os anos de 2009 e 2011, além do cadastro das emendas a Lei Orgânica.
> Francisco Soares - Análise e desenvolvimento web do novo site, disponibilização da ferramenta para o Processo Legislativo On-Line, treinamento da equipe para a utilização do novo software, gerenciamento do projeto de implantação, cadastro dos Projetos de Lei Ordinários e Complementares entre os anos de 2009 e 2010, cadastro das Leis Ordinárias entre os anos de 2007 e 2010)

Manutenção do Processo Legislativo On-Line
A partir de 2012, a servidora legislativa Fernanda Duarte é a responsável pela manutenção das informações do Processo Legislativo On-Line. Todos os documentos produzidos pela Câmara de Vereadores de Itapoá serão publicadas por intermédio da Fernanda. Para tanto, diversos outros servidores estarão envolvidos para ajudá-la nessa tarefa. Entre eles, a servidora Leonice Riskowski, que indicará os documentos necessários para o cadastro, conforme o protocolo da Casa. Também há a possibilidade do Francisco, Patrícia e Geisiane ajudarem nessas atividades, caso houver aumento de demanda em determinadas semanas.

Novo site da Câmara www.camaraitapoa.sc.gov.br
O setor de informática, através do servidor Francisco Soares, desenvolveu um novo layout para o Portal na Internet da Câmara Municipal. Não houve nenhum custo adicional para a Casa, e foi utilizado softwares livres e o CMS Joomla, também gratuito. O novo portal tem um caráter de desenvolvimento contínuo e evolutivo, portanto a cada dia poderá ser implementando novas soluções para melhorar o acesso as informações relativas ao Poder Legislativo de Itapoá.

 

Vídeo para ajudar na navegação no novo site da Câmara

Para facilitar a utilização do novo portal da Câmara Municipal de Itapoá, o setor de informática preparou uma série de vídeos para ajudar os internautas a acessarem, da melhor forma possível, as informações da Câmara na Internet. Os vídeos podem ser visualizados em alta definição.

Portal da Transparência - Contabilidade Pública na Internet

 

Consulta das Proposições dos Vereadores e Tramitação dos Projetos de Leis

 

Consulta das Normas Jurídicas

 

Acesso às gravações das reuniões e eventos que são realizados no plenário da Câmara

 

Acompanhar a Agenda do Poder Legislativo de Itapoá

 

© 2017 Francisco Soares - Câmara Municipal de Itapoá. Endereço: Rua Mariana Michels Borges, nº 1115, Itapema do Norte - Itapoá SC - Cep: 89249-000. Fone/Fax: (47)3443-6146