Câmaras Municipais de São Bento do Sul e Joinville buscam cooperação tecnológica e administrativa com a Câmara Municipal de Itapoá

Imprimir
Criado em Quinta, 26 Outubro 2017

No mês de agosto de 2017, a Câmara Municipal de Itapoá recebeu a visita dos servidores do Poder Legislativo de São Bento do Sul, Sr. Djoni Cleber e Sr. Sidnei Twardowski. A visita teve como objetivo conhecer o pioneiro projeto de eliminação completa da utilização de papel, que foi adotado pela Câmara Municipal de Itapoá, e de verificar o funcionamento das assinaturas digitais, infraestrutura tecnológica e práticas administrativas e legais para viabilizar a implantação do processo legislativo 100% digital.

Na ocasião, os visitantes puderam conhecer os espaços da Câmara Municipal de Vereadores. O Presidente da Mesa Diretora Vereador Jonecir Soares, apresentou o funcionamento do Poder Legislativo, em conjunto com servidores do Poder Legislativo de Itapoá. Ao final, o Presidente da Câmara agradeceu a visita, convidando os servidores para conhecer as belezas de nossa cidade. 

Já no mês de setembro de 2017, a Câmara Municipal da maior cidade do Estado de Santa Catarina, o município de Joinville, apresentou interesse na solução desenvolvida pela rede Interlegis – GITEC (comunidade de práticas do Poder Legislativo, que funciona como uma rede de cooperação em ambiente federativo), e que já é amplamente utilizado pela Câmara Municipal de Itapoá.

Num encontro realizado pelos gestores das Câmaras Municipais de Joinville e Itapoá, Presidentes Sr. Jonecir Soares (Itapoá-SC) e Sr. Fernando Krelling (Joinville-SC), acompanhados de servidores da área da tecnologia da informação e do departamento legislativo, estiveram reunidos para tratar de uma parceria institucional.

Conforme o Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Sr. Fernando Krelling, “Estamos primando pelo princípio da economicidade em todas as decisões que tomamos, com a análise detalhada dos custos a serem realizados. Ao adotar o Sistema SAPL, que automatiza o processo legislativo, a Câmara de Joinville irá imediatamente fazer uma economia de mais de 15 mil reais mensais, que gasta para receber um produto similar, e que não atende completamente as necessidades da Casa. Verificamos que Itapoá já adotou a solução do SAPL e que não faz o pagamento de licenças de softwares. Nos chamou a atenção o avançado nível tecnológico de Itapoá, e esperamos ampliar a cooperação técnica com Itapoá. Vamos descolar servidores de Joinville para acompanharem os trabalhos em Itapoá.”, finaliza o Presidente.

A Câmara Municipal de Itapoá, no início do ano de 2009, sob a Presidências do Vereador Joarez Santin, deixou de pagar licenças e despesa com sistemas para o processo legislativo. E os sucessores Presidentes Daniel Weber e Osni Ocker, mantiveram e ampliaram essa importante política de transparência e acesso às informações da Casa.

 

© 2017 Francisco Soares - Câmara Municipal de Itapoá. Endereço: Rua Mariana Michels Borges, nº 1115, Itapema do Norte - Itapoá SC - Cep: 89249-000. Fone/Fax: (47)3443-6146