Procuradoria Especial da Mulher promoveu o “2º Dedo de Prosa Rosa”, abordando o tema: “Saúde Ginecológica e Sexual Feminina - Diferentes Fases da Vida da Mulher”
No dia 27 de setembro de 2023 a Procuradoria Especial da Mulher de Itapoá, realizou o “2º Dedo de Prosa Rosa”, abordando o tema: “Saúde Ginecológica e Sexual Feminina - Diferentes Fases da Vida da Mulher”. O evento aconteceu no Clube de Idosos Maria Izabel, que foi gentilmente cedido pela presidente, em nome do grupo. Muitas mulheres puderam participar deste encontro, que contou ainda com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Janayna Gomes Silvino, da Primeira Dama Denise Mertens Garcia, da Vereadora Izabel Correia Marcondes, enquanto procuradora, bem como de diversas mulheres da comunidade.
Foi um encontro agradável e muito divertido, no qual a Fisioterapeuta Uroginecológica e Obstétrica com Ênfase na Saúde da Mulher, Glaucia Ritter Breda, que também é Mestre em Ciências da Saúde, abordou diversos assuntos relacionados à saúde sexual e ginecológica das mulheres, de forma natural e descontraída. Durante o evento ela falou das fases da vida da mulher e as transformações naturais pelo tempo, alterações fisiológicas e hormonais: gestação, puerpério e menopausa; disfunções: incontinência urinária, prolapsos de órgãos pélvicos, infecção urinária de repetição; alterações da anatomia/fisiologia genital: fases da vida; sexualidade feminina: disfunções sexuais comuns e a influência de fatores hormonais e psicológicos relacionados, mitos e tabus. Glaucia explanou ainda sobre cuidados e prevenções com a saúde do corpo.
As mulheres também puderam tirar dúvidas, trocar experiências, participando ativamente do evento. Ao término do evento, a palavra das mulheres reverberou a gratidão pelo encontro e pelo conhecimento transmitido pela palestrante, que ao ser convidada especialmente para o evento, aceitou imediatamente o convite para participar de forma gratuita, do quadro “Dedo de Prosa Rosa”.
As Procuradoras Izabel Correia Marcondes e Maria Inês Vargem Yalçinkaya, também explanaram sobre a o papel da Procuradoria Especial da Mulher de Itapoá, e apresentaram a seguinte mensagem de valorização da mulher no mundo contemporâneo:
"O que é ser mulher?
Ser mulher, é conter em si, mesmo num pequeno corpo, um turbilhão de emoções.
É ser capaz de carregar dentro do próprio ser, o incompreensível, a tal ponto de ser mal interpretada por muitas vezes, e por isso, constantemente tem seu caminhar solitário, apesar de estar rodeada de tantos ao seu redor.
Ser mulher é ser capaz de sentir tudo ao mesmo tempo ante aos que são incapazes de sentir qualquer sentimento com intensidade.
Ser mulher é trazer a esperança em um novo ser… é gerar um mundo inteiro sem se dar conta disto.
É ter um olhar de ternura, apesar das dores
Ser mulher é carregar o peso das transformações do mundo e ainda conseguir amar."
Os contatos com a Procuradoria Especial da Mulher de Itapoá, podem ser feitos pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Contate-nos!