Câmara Municipal de Itapoá recebe comitiva da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu em visita de cooperação

Criado em Quinta, 30 Maio 2024

A Câmara Municipal de Itapoá recebeu, entre os dias 27 e 28 de maio, comitiva da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, em visita de cooperação institucional. O objetivo da visita foi trocar experiências e boas práticas entre os dois municípios, visando o aprimoramento da gestão pública e o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal.

A comitiva de Foz do Iguaçu foi composta por:

Fabiano Gnadt Borghetti, Diretor Geral;

Nei Schlotefeldt, Diretor de Administração;

Luiz José do Nascimento, Diretor Legislativo;

Waldson de Almeida Dias, Diretor de Tecnologia;

Waldecir Francisco Gonçalves dos Santos, Agente de Transparência;

Rafael Sanches, Diretor de Segurança.

Os servidores de Foz do Iguaçu foram recebidos pelo Presidente da Mesa Diretora da Câmara, Fernando dos Santos Silva, no dia 27 de maio, e pelo 1º Secretário da Mesa Diretora, vereador Tiago de Oliveira, no dia 28 de maio. A equipe da Câmara de Itapoá, composta por servidores de diversos setores, apresentou aos visitantes as boas práticas da casa, com destaque para:

Projeto Ruas e Bairros: Uma iniciativa que visa a organização das denominações e geolocalizações de ruas e bairros da cidade, através da participação da comunidade e com o uso de tecnologias de informação;

Tecnologia de Ponto Móvel: Um sistema eletrônico de controle de ponto que garante mais agilidade e precisão no registro da jornada de trabalho dos servidores;

Sistemática para Controle de Jornada: Um conjunto de normas e procedimentos que garantem o cumprimento da jornada legal de trabalho pelos servidores;

Rotinas Administrativas e Ferramentas Tecnológicas: A Câmara de Itapoá utiliza diversas ferramentas tecnológicas em software livre para otimizar seus processos administrativos, o que contribuiu para a conquista do selo diamante de transparência nos anos de 2022 e 2023.

Recepção pelos servidores municipais de Itapoá

Os servidores efetivos da Câmara de Itapoá também tiveram a oportunidade de recepcionar e trocar experiências com os visitantes. Entre os servidores que participaram da recepção, estavam:

Francisco Xavier Soares Filho, Setor de Tecnologia da Informação;

Karolina Vitorino, Assessoria Jurídica;

Crislaine Nunes Martendal, Diretoria Legislativa;

Jonatas Lennertz, Setor de Patrimônio;

Patrícia Carneiro Braz Guerra de Souza, Diretoria Legislativa.

Boas práticas administrativas de Itapoá

Os servidores de Itapoá compartilharam com os visitantes seus conhecimentos e experiências nas áreas de:

Tecnologia da Informação: Apresentação das ferramentas tecnológicas utilizadas pela Câmara de Itapoá;

Assessoria Jurídica: Esclarecimentos sobre a legislação municipal e o papel da Assessoria Jurídica na Casa;

Diretoria Legislativa: Explicação sobre os processos legislativos e o trabalho da Diretoria;

Setor de Patrimônio: Apresentação da gestão do patrimônio da Câmara;

Resultados da Visita

Os servidores de Foz do Iguaçu registraram e se manifestaram interessados em adotar diversas boas práticas da Câmara de Itapoá e destacaram a importância da visita para o aprendizado e o aprimoramento da gestão pública em seu município.

O Presidente da Câmara Municipal de Itapoá, Vereador Fernando dos Santos Silva, ressaltou a importância do intercâmbio entre as Câmaras Municipais para o fortalecimento do Poder Legislativo. "As visitas das comitivas das Câmaras Municipais de Campina Grande do Sul e Foz do Iguaçu foram uma excelente oportunidade para trocarmos experiências e aprendermos uns com os outros. Buscamos fortalecer o Poder Legislativo Municipal e aumentar a transparência na administração pública", afirmou o Presidente.

A visita da comitiva de Foz do Iguaçu foi um grande sucesso e contribuiu para a troca de experiências e boas práticas entre os dois municípios. A Câmara Municipal de Itapoá acredita que o intercâmbio entre os Poderes Legislativos é fundamental para o aprimoramento da gestão pública e para o desenvolvimento das cidades.

Política de Privacidade LGPD: Clique aqui.