TRE realiza treinamento de mesários para as eleições de outubro
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina promoveu, nesta terça-feira (04), na sede da Câmara Municipal de Itapoá o treinamento dos mesários que atuarão nas seções eleitorais de nosso município durante as eleições deste ano.
O mesário é o cidadão que compõe as mesas receptoras de votos e de justificativas, participando da fiscalização no dia das eleições. É ele que recebe os eleitores, coleta as assinaturas ou as impressões digitais e constata quais eleitores faltaram, podendo atuar ainda na logística da votação. O trabalho dos mesários permite que a votação seja conduzida com tranquilidade.
O treinamento dos mesários é de responsabilidade de cada zona eleitoral, sob supervisão do Tribunal. Em geral, o treinamento começou com uma apresentação da Chefe de Cartório e Analista Judiciário, 105.ª Zona Eleitoral, Juliana Teixeira Warmling, e após sua apresentação, foi exibido um vídeo, produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral, com orientações para os mesários. Em seguida, foi feito o treinamento prático nas urnas eletrônicas com os mesários voluntários, uma das principais novidades da eleição neste ano é a possibilidade de o eleitor que já fez o cadastro biométrico ser identificado perante o mesário pelo e-título. Nesse caso, não é necessária a apresentação do documento com foto, mas continua sendo proibido que o eleitor leve o celular para a cabine de votação, outra ênfase do treinamento é orientar o mesário sobre como melhor atender o eleitor com deficiência, a partir de parâmetros recomendados do TRE.
Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital.