16ª EXPOSIÇÃO CONSCIENTIZAÇÃO “SEMANA DO LIXO”
A exposição foi idealizada e realizada pela Câmara de Vereadores com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, e visa conscientizar a sociedade sobre os problemas causados pelo lixo. Os reflexos do lixo na vida tem sido tão intenso que estima-se que hoje todo ser tenha partículas de plástico no organismo. Nota-se o mal causado especialmente aos animais, principalmente os marinhos, como aves e peixes que ao verem o lixo no mar o confundem com seu alimento e acabam ingerindo estes objetos nocivos que muitas vezes os leva a morte. Os seres humanos também têm desenvolvido doenças que são causadas direta ou indiretamente pelo lixo. Por todos estes motivos, o lixo é uma questão de ordem pública e que deve ser tratada pelas autoridades políticas com programas que visem a solução ou alternativas, que se não eliminem, ao menos reduzam a produção de lixo e seu descarte inadequado no meio ambiente.
A própria ciência tem dado passos à frente nesta batalha, desenvolvendo objetos alternativos para suprir as necessidade dos seres humanos de forma menos prejudicial ao meio ambiente. Neste sentido, estudiosos da ciência desenvolveram materiais biodegradáveis para substituir o plástico, os absorventes e fraldas já contam com alternativas menos poluentes pois são laváveis, esterilizáveis e reutilizáveis evitando a produção e descarte de grande número daqueles que não eram reutilizáveis.
Além disto, grande parte do lixo é reciclável se seu descarte for adequado, para isto, a comunidade deve unir esforços, a fim de facilitar o recolhimento pelo coletor de reciclável, neste sentido, deve-se dispor para a coleta, os vidros, plásticos entre outros, limpos e separados do lixo comum.
A exposição demonstra os objetos que são descartados em grande quantidades, muitas vezes pequenos, o que causa mais dano ainda aos animais ao engolir. Traz também os objetos que devem ser evitados e uma alternativa para sua substituição.
Outro ponto importante é o planejamento estabelecido pelas Nações Unidas “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” que contém dezessete objetivos do desenvolvimento sustentável sendo estes:
1. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
2. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
7. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
9. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
O documento produzido pela ONU, entre outros, dispõe:
“Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que estamos anunciando hoje demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta:
Pessoas
Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.
Planeta
Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.
Prosperidade
Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
Paz
Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.
Parceria
Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.
Os vínculos e a natureza integrada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são de importância crucial para assegurar que o propósito da nova Agenda seja realizado. Se realizarmos as nossas ambições em toda a extensão da Agenda, a vida de todos será profundamente melhorada e nosso mundo será transformado para melhor.”
A exposição ficará aberta a visita até o 08 de novembro de 2019.
Prestigiem!
ORGANIZAÇÃO: Câmara de Vereadores de Itapoá/SC
Apoio: Secretaria Municipal do Meio Ambiente