Municípios de Itapoá e São Francisco do Sul se unem para priorizar pavimentação asfáltica na ligação Vila da Glória-Itapoá

Criado em Quinta, 10 Agosto 2023

Na tarde desta quarta-feira, 9 de agosto, um marco de colaboração foi estabelecido entre os municípios de Itapoá e São Francisco do Sul, visando acelerar e concluir a pavimentação asfáltica no trecho entre a Vila da Glória e Itapoá. A iniciativa resultou de uma reunião proposta pela Câmara Municipal de Itapoá, onde uma comitiva de representantes dos dois municípios se reuniu para discutir os passos necessários para concluir essa importante obra.

Do lado de Itapoá, estiveram presentes o Prefeito Jeferon Rubens Garcia, o Presidente da Câmara Fernando dos Santos Silva, o Vereador Tiago de Oliveira, o Secretário de Agricultura e Pesca Edson Cunha Speck e o Agente Administrativo Francisco Xavier Soares Filho. De São Francisco do Sul, uma equipe de agentes políticos também marcou presença, incluindo o Prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, o Vice-Prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, o Secretário de Infraestrutura e Urbanismo Tiago Furlan Lemos, o Secretário Municipal de Governo Tufi Michreff Neto e o Intendente da Vila da Glória, Jaime Ribeiro da Cunha.

Além disso, os vereadores Adriel Alexandre Dias, Edinilson Cardoso, Leonardo Augusto de Camargo, Sidnei Eunézio de Mira, Raulino Nickel e Sergio Luiz dos Santos, todos de São Francisco do Sul, também estiveram presentes para apoiar essa iniciativa que tem impacto direto na vida dos cidadãos.

A pavimentação do trecho de 9,3 km entre a Vila da Glória e Itapoá faz parte do projeto Costa do Encanto, um programa de revitalização de vias litorâneas lançado por Luiz Henrique nos anos 2000. Infelizmente, as obras foram interrompidas em 2016 após uma decisão da Justiça Federal motivada por uma ação do Ministério Público Federal, alegando falta de estudos de impacto ambiental nas licenças ambientais.

Desde então, os moradores têm enfrentado dificuldades com a falta de conclusão da pavimentação. O trecho se transforma em lamaçal em dias chuvosos e em uma nuvem de poeira em dias ensolarados, prejudicando tanto a locomoção quanto a qualidade do ar. O pedido de anulação das licenças ambientais, feito pelo Ministério Público Federal, levou à paralisação da obra.

Moção n. 21/2023;

A Moção n. 21/2023, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Itapoá, demonstrou o desejo de retomar as obras e concluí-las, buscando apoio do Governo do Estado. Agora, com a união dos vereadores e prefeitos das duas cidades, um esforço conjunto será direcionado para buscar uma solução viável. O objetivo é envolver o governador Jorginho Mello, bem como a Secretaria de Infraestrutura, a Procuradoria-Geral do Estado e o Ministério Público Federal para encontrar alternativas que permitam a retomada das obras e sua conclusão. Uma das possibilidades em discussão é que as Prefeituras de São Francisco do Sul e Itapoá assumam as obras, em convênio com o Estado.

O Prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, enfatizou: "Trata-se de uma estrada consolidada e centenária, e que precisa urgentemente ser concluída. Essa parceria entre os municípios é um passo importante para resolver um problema que afeta diretamente a vida dos moradores da Vila da Glória. Desejamos que a obra se concretize, e ao unir nossos esforços com Itapoá, temos mais força para buscar soluções e garantir que a obra seja concluída."

O Prefeito de Itapoá, Jeferon Rubens Garcia, complementou: "Os moradores de Itapoá e da Vila da Glória (SFS) já suportaram muitas dificuldades devido à paralisação desta obra. Não dá mais para esperar. Precisamos encontrar uma solução definitiva para finalizarmos este projeto de extrema importância. A parceria com São Francisco do Sul reforça nosso compromisso em trabalhar em prol do bem-estar de nossos cidadãos e garantir a conclusão desta obra."

O Presidente da Câmara de Itapoá, Fernando dos Santos Silva, declarou: "A Câmara Municipal de Itapoá está comprometida com os interesses dos nossos cidadãos e essa parceria com SFS é um reflexo desse compromisso. Vamos acompanhar de perto o desdobramento desse esforço conjunto."

O vereador Tiago de Oliveira ressaltou: "É gratificante ver as lideranças unidas por uma causa tão importante. Estamos otimistas com a possibilidade de retomar e concluir essa obra tão necessária para ambas as cidades."

A população agora aguarda pelas ações resultantes dessa união, que promete trazer melhorias significativas para a região e solucionar um problema que há anos impacta a vida dos moradores. A conclusão da obra trará benefícios para os municípios de Itapoá, SFS e Joinville, impulsionando o desenvolvimento econômico, garantindo segurança viária, melhorando a qualidade de vida dos moradores, valorizando a região e promovendo a integração regional.

Matérias relacionadas:

Reunião com a Procuradoria Geral de Santa Catarina fortalece parceria na conclusão da pavimentação asfáltica entre a Vila da Glória e Itapoá

Presidente da Câmara quer dar prosseguimento ao Projeto Costa do Encanto

Câmara de Vereadores aprova Moção de Apoio para a conclusão da Rodovia Costa do Encanto