Vereadores aprovam projeto de lei que valoriza profissionais do magistério de Itapoá
Os vereadores de Itapoá aprovaram, por unanimidade, na sessão extraordinária desta quinta-feira (21/12), o Projeto de Lei Ordinário 135/2023, que institui a Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe (GEAC) aos servidores ocupantes do cargo de professor pelo desempenho da função em sala de aula, na Educação Infantil e Ensino Fundamental, e da Gratificação de Coordenação Pedagógica — (GRATCP) aos servidores ocupantes do cargo de Especialista em Assuntos Educacionais e Coordenador Pedagógico, em ambos os casos nas unidades escolares regulares da Rede Municipal de Ensino.
O projeto também institui o adicional para a segunda Especialização, na área da Educação Especial, aos servidores integrantes do magistério público municipal.
A proposta foi encaminhada pelo Executivo Municipal com o objetivo de promover a valorização dos profissionais efetivos da Rede de Ensino de Itapoá.
"A aprovação deste projeto é um compromisso com os profissionais da educação de Itapoá que tanto merecem, pela importância de seu trabalho", afirmou o Presidente da Câmara Vereador Fernando dos Santos Silva.
De acordo com a exposição de motivos do projeto, a valorização dos profissionais do magistério é um princípio constitucional e legal, previsto na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Em razão da urgência, após a aprovação pelos vereadores de Itapoá, o PLO 135/2023 já foi imediatamente encaminhado pelo Departamento Legislativo da Câmara Municipal de Itapoá para a Chefia de Gabinete do Prefeito, para permitir a sanção e a entrada em vigor da respectiva Lei Municipal a partir da publicação em Diário Oficial.
Valorização dos profissionais da educação
A aprovação do projeto de lei é uma importante conquista para os profissionais da educação de Itapoá. As gratificações e o adicional instituídos pelo projeto irão contribuir para a valorização desses profissionais, que são essenciais para a qualidade da educação no município.
O valor total de incremento das gratificações e do adicional na folha de pagamento para o exercício de 2024 está previsto no Parecer Contábil que acompanhou o projeto de lei.
Link da gravação da Sessão: Clique aqui.