Câmara Municipal de Itapoá homenageia voluntários com Moção de Aplausos pelos esforços nos resgates no Rio Grande do Sul

Criado em Quinta, 06 Junho 2024

A Câmara Municipal de Itapoá, por unanimidade, aprovou uma Moção de Aplausos em reconhecimento aos voluntários que dedicaram seus esforços nos resgates realizados no estado do Rio Grande do Sul. A moção foi proposta pelos vereadores Tiago de Oliveira (PL) como primeiro autor, Fernando dos Santos Silva (MDB), Janayna Gomes Silvino (PL), João Marcio Faligurski (PL), Jonecir Soares (PL), José Antônio Stoklosa (PSD), Luiz Martins Junior (Cidadania) e Paulo Neres do Rosário (União Brasil).

Desde o final de abril, o Rio Grande do Sul tem enfrentado chuvas intensas que culminaram em enchentes devastadoras, causando mais de 150 mortes e deixando dezenas de milhares de pessoas desabrigadas. As chuvas, que atingiram seu pico no início de maio, resultaram em precipitações excepcionalmente altas, com algumas regiões recebendo entre 500 a 700 mm de chuva, correspondendo a um terço da média anual de precipitação.

O impacto das enchentes foi devastador, afetando quase 80% dos municípios do estado, incluindo áreas urbanas e rurais. A destruição generalizada de infraestrutura, com muitas casas, estradas e pontes severamente danificadas, gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 6 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Até o momento, foram contabilizadas 99,8 mil casas danificadas ou destruídas pelas chuvas.

Diante deste cenário catastrófico, voluntários de todo o Brasil, incluindo diversos cidadãos de Itapoá, se mobilizaram para ajudar nas operações de resgate. A Câmara Municipal de Itapoá expressa sua mais profunda gratidão aos voluntários que têm demonstrado coragem, dedicação e empatia ao se envolverem nos esforços de resgate no Rio Grande do Sul.

A Câmara deseja que o exemplo desses voluntários inspire outros a se unirem em solidariedade e ação, demonstrando que juntos somos mais fortes e capazes de superar qualquer desafio. Agradecemos também os esforços de todos os cidadãos itapoenses que contribuíram com doações para auxiliar nossos irmãos gaúchos.

Manifestamos nossa solidariedade às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, estendendo apoio emocional e logístico às comunidades impactadas. Esperamos que o Rio Grande do Sul, nosso vizinho, possa se reerguer em breve e continuar mostrando a força do Sul.

A Moção de Aplausos foi aprovada honrosamente pela Câmara Municipal de Itapoá em 03 de junho de 2024, como reconhecimento aos notáveis esforços dos voluntários e ao impacto positivo que têm causado em nossas comunidades.

> Moção n. 08/2024;

Política de Privacidade LGPD: Clique aqui.