Câmara Municipal de Itapoá Empossa Novo Prefeito e Vice-Prefeito

Criado em Segunda, 26 Agosto 2024

Na tarde de ontem, 25 de agosto de 2024, durante a 18ª Reunião Extraordinária da 2ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura, a Câmara Municipal de Itapoá realizou a eleição indireta para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, em decorrência da vacância dos cargos conforme Decreto nº 266/2024 e determinação do Tribunal Superior Eleitoral. A sessão, conduzida pelo Presidente da Câmara, Fernando dos Santos Silva, teve início às 15h01min e contou com a presença de oito dos nove vereadores.

Cinco chapas foram inscritas para concorrer aos cargos. Após as manifestações das chapas, a votação foi realizada pelos vereadores presentes. A Chapa 01, composta por Jonecir Soares como Prefeito e Luiz Martins Junior como Vice-Prefeito, recebeu cinco dos nove votos possíveis, garantindo a vitória. A Chapa 02, composta por Lindonor e Conrado, obteve dois votos, enquanto as Chapas 03 e 05, encabeçadas respectivamente por Rogério e Elaine, não receberam nenhum voto. A Chapa 04, liderada por Eduardo, conquistou apenas um voto. Com a maioria absoluta, Jonecir Soares e Luiz Martins Junior foram proclamados eleitos.

Após a apuração dos votos e a proclamação do resultado, foi elaborado e aprovado o Decreto Legislativo nº 269/2024, que oficializou a posse dos eleitos. A solenidade de posse ocorreu na mesma data, conforme as disposições da legislação vigente.

O novo Prefeito, Jonecir Soares, e o Vice-Prefeito, Luiz Nego, até então vereadores em exercício, agora passam a ocupar os cargos no Poder Executivo Municipal até o dia 31 de dezembro de 2024.

Em seu discurso de candidatura no curso da reunião extraordinária da eleição indireta, Jonecir Soares pediu o voto aos vereadores, com os seguintes destaques:

"Gostaria de iniciar agradecendo a cada um de vocês, que têm dedicado suas vidas ao serviço público, contribuindo para o desenvolvimento de nossa querida Itapoá. Este momento é, sem dúvida, um marco em minha trajetória de vida, que começou há muitos anos como Pescador Artesanal, passando pelo trabalho como Corretor de Imóveis, e depois assumindo o desafio de ser vereador desta cidade.

Ao longo dos anos, tive a honra de servir à nossa comunidade em diversas funções. Como Presidente da Câmara em 2017, trabalhei incansavelmente para que Itapoá se tornasse um exemplo de inovação e eficiência, sendo a primeira câmara municipal do Brasil 100% digital. Acredito que a transparência é a base de uma administração pública eficiente e respeitosa dos princípios legais. Quanto mais transparente for a administração, mais ela se alinhará ao princípio da legalidade, maior será a moralidade dos atos administrativos, e mais eficaz será a publicidade e a impessoalidade em nossos serviços.

Como Secretário de Agricultura e Pesca, e posteriormente como Secretário de Administração, sempre tive como meta servir à nossa comunidade com honestidade, dedicação e compromisso. Agora, como candidato a prefeito, reafirmo meu compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública", finaliza Jonecir.

A ata da reunião e o decreto legislativo já estão disponíveis para consulta pública no Diário Oficial, conforme links abaixo:

> Ata da Eleição Indireta;

Decreto Legislativo nº 269/2024;