Comitivas das Câmaras de Vereadores de Jaraguá do Sul-SC e Lapa-PR visitam a Câmara de Itapoá para conhecer melhor o processo legislativo eletrônico

Criado em Quarta, 02 Maio 2018

Nessa sexta-feira (20/04), o Presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul-SC, Vereador Anderson Kassner, acompanhado de outros parlamentares (Marcelindo Carlos Gruner, Celestino Klinkoski e Isair Moser) e servidores do Legislativo, estiveram no município de Itapoá, visitando a Câmara Municipal.

E nessa terça-feira (24/04), uma comitiva de servidores da área de tecnologia e do legislativo, da Câmara Municipal de Lapa-PR, também estiveram em visita técnica na Câmara Municipal de Itapoá.

O objetivo das comitivas é de conhecer melhor as tecnologias aplicadas pela Câmara Municipal de Itapoá, que estão sendo desenvolvidas e utilizadas para aperfeiçoar e melhorar o processo legislativo, com destaque para a eliminação completa da utilização de papel e para os documentos eletrônicos assinados digitalmente com certificado padrão ICP-Brasil.

Os servidores Francisco Xavier Soares Filho (Setor de TI) e Rafael Eduardo de Oliveira (Departamento Legislativo), apresentaram as instalações da Casa, bem como as rotinas e procedimentos tecnológicos utilizados no processo legislativo eletrônico.

Conforme o Presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, Vereador Anderson Kassner, “Avaliamos de forma muito positiva este contato com a Câmara de Itapoá. O intuito da visita é para adotarmos um sistema melhor e mais avançado na Câmara de Jaraguá, principalmente quanto ao encaminhamento de indicações ao Executivo e leitura do expediente durante as sessões. Agora, faremos um grupo de trabalho com três servidores que retornarão a Itapoá para pegar mais detalhes a fim de implantar o quanto antes este sistema digitalizado, aqui na Câmara de Jaraguá”, disse Kassner.

Já os servidores da Câmara Municipal de Lapa, Anderson Sossela, Cláudia Jankovski e Inês Romanoski do Vale, puderam conhecer como funciona a rotina administrativa e tecnológica para viabilizar o processo legislativo eletrônico. Também analisaram a legislação desenvolvida em Itapoá, para normatizar os procedimentos, com destaque para a Resolução nº 14/2016 e as Portarias em que detalham o mapeamento dos processos. “Voltamos com muitas ideias para adotarmos aqui na Câmara Municipal de Lapa. É gratificante ver o empenho de servidores municipais no desenvolvimento tecnológico do Poder Legislativo.”, comenta o servidor Anderson Sossela, da Câmara Municipal da Lapa-PR.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Itapoá, Vereador José Antônio Stoklosa, “estamos muito contentes em sermos uma referência em tecnologia para diversos outros municípios. No ano de 2017, as Câmaras de São Bento do Sul e Joinville já buscaram nossa colaboração. Agora, temos a visita das Câmaras de Lapa-PR e Jaraguá do Sul-SC. E diversas outras Câmaras estão em contato por e-mail, inclusive Câmaras do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, conforme nos reporta o servidor Francisco, do setor de tecnologia”.

“Tudo isso nos dá motivação para continuarmos inovando e melhorando o processo legislativo municipal. Nosso objetivo é aumentarmos os intercâmbios tecnológicos com essas Casas de Leis que tem nos procurado, e compartilharmos saberes e práticas administrativas e tecnológicas. Além da redução de custos, essas ações de compartilhamento de informações também otimizam os serviços públicos da Câmara Municipal de Itapoá e do Poder Legislativo de modo geral”, comenta o servidor da Câmara de Itapoá Francisco Xavier.