Câmara de Vereadores aprova Moção de Apoio para a conclusão da Rodovia Costa do Encanto

Criado em Quinta, 09 Maio 2019

A Câmara de Vereadores de Itapoá/SC, aprovou por unanimidade, neste dia 6 de maio, uma Moção de apoio ao movimento dos moradores da Vila Glória a respeito da paralisação das obras da Rodovia Costa do Encanto.

A Rodovia Costa do Encanto, em um dos seus trechos liga o município de Itapoá à Vila da Glória (São Francisco do Sul). Em 2015 a obra foi embargada devido à existência de sítios arqueológicos (sambaquis), então o DEINFRA-SC tomou as providências necessárias para realizar o salvamento e monitoramento dos mesmos e, na sequência, o IPHAN liberou a retomada da obra, porém, esta não foi retomada. No início de 2016 o TRF-4 suspendeu as licenças concedidas pela FATMA e a obra segue embargada.

As péssimas condições de tráfego estão causando transtornos e expondo a perigos os moradores que por ela precisam trafegar diariamente para trabalhar e estudar em Garuva e Itapoá. No trecho urbano, além da ocorrência de lamaçal, há também muita poeira que expõe à condições insalubres comércios, escolas, unidades de saúde e residências. Ainda no trecho urbano, uma ponte estreita e sem passagem exclusiva de pedestres e ciclistas, está expondo a perigos moradores e estudantes, pois ali “disputam” espaço com veículos de pequeno, médio e também de grande porte que trafegam em direção ao Porto de Itapoá.

A população, por diversas vezes nestes anos de paralisação das obras, se reuniram em movimentos e realizaram abaixo assinado no intuito de lutarem por seus direitos para que as obras retornassem, pois esta estrada é de extrema importância para todos. A presente moção pretende apoiar aos moradores da região que novamente se juntam em um movimento, para que as obras retornem e sejam enfim finalizadas. A obra finalizada proporcionaria melhorias tanto para a Vila da Glória como para Itapoá, facilitando o acesso entre elas

Foto: Salmo Duarte / Salmo Duarte