Passo a Passo para transferência de Título
Algumas orientações são importantes para agilizar o processamento do pedido de transferência do título de eleitor.
Primeiro, verifique se o seu título está em situação irregular. Havendo débitos, deve-se emitir o boleto e realizar o pagamento antes de solicitar atendimento. Essa guia pode ser paga em qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, mesmo para quem não é cliente da instituição. Destaca-se que, ao preencher o formulário, deve-se inserir os dados corretamente, exatamente como constam nos documentos, tomando o cuidado de digitar todos os nomes por extenso, sem abreviação. Atenção especial ao informar e-mail e telefone, pois é por esses meios que o cartório eleitoral entrará em contato caso seja necessário esclarecer alguma informação.
Transferência de domicílio eleitoral
Segundo passo, para solicitar a transferência do domicílio eleitoral, digitalize ou tire fotos de um comprovante de residência e de um documento de identificação oficial com foto.
Depois, acesse o site do TSE ou do TRE local, clique na aba "Eleitor e eleições", entre em "Título eleitoral" e escolha a opção "Tire seu título". Por fim, é preciso acessar o link "Iniciar seu atendimento remoto".
Link direto para iniciar atendimento remoto: Clique aqui.
Abrindo o site citado, selecione o Estado brasileiro que você mora, isto é “SC”. Então, preencha o formulário.
Ao finalizar o preenchimento do formulário, será informado um número de protocolo para se acompanhar o pedido. O sistema enviará os dados ao cartório responsável, e o requerimento levará alguns dias para ser processado.
Após o processamento do pedido, não será enviada a via impressa do título para a casa do eleitor. Ele poderá consultar os dados do seu cadastro no site do tribunal ou instalando o aplicativo e-Título no celular.
Vídeo ilustrando o passo a passo: Clique aqui.
Para mais informações, ligue para o número: 0800-647-3888.