Câmara Municipal participa de evento internacional sobre Governo Digital no Poder Legislativo

Criado em Quinta, 06 Outubro 2022

No mês de setembro de 2022, a Câmara Municipal de Itapoá foi protagonista na promoção e compartilhamento de experiências bem sucedidas com a implantação do processo legislativo e administrativo digitais.

O servidor Francisco Xavier Soares Filho, responsável pelo Setor de Informática da Câmara, apresentou uma palestra na 3ª Edição do LegisTech Forum - Conferência Mundial sobre Modernização Legislativa, com o título "The Governance of the digital transformation in the Legislative".

Link do certificado de participação: Clique aqui.

A Câmara de Itapoá, através do servidor Francisco Filho, representou o Brasil, em conjunto com o Senado Federal e a Câmara Municipal de São Paulo, na conferência mais relevante do mundo na área de TI no Poder Legislativo, para discutir a modernização legislativa e a transformação digital nos Parlamentos e Legislaturas Subnacionais.

A conferência organizada pela Bússola Tech foi realizada entre 12 a 16 de setembro de 2022, durante a semana internacional da democracia, e contou com a participação de 53 Parlamentos e Legislaturas Subnacionais de 37 países, de todos os continentes em 56h de discussões de alto nível entre os Parlamentos. O evento contou com tradução simultânea para três idiomas (inglês, espanhol e português).

O evento internacional serve para instigar a discussão de temas relevantes, bem como compartilhar as realizações das instituições legislativas em seus esforços de modernização e compartilhá-las livremente com outros Parlamentos e Legislaturas Subnacionais.

O principal caminho para a promoção da modernização legislativa e da transformação digital é a cooperação e a colaboração, permitindo o livre fluxo de conhecimentos técnicos entre as instituições.

Oficina Interlegis sobre Processo Legislativo Digital

Ainda no mês de setembro, a Câmara Municipal de Itapoá promoveu, em conjunto com a Escola do Legislativo, Interlegis - Senado Federal, mais uma Oficina sobre o processo legislativo 100% digital com o uso de certificado digital padrão ICP-Brasil.

A Oficina contou com o palestrante Professor Francisco Xavier Soares Filho, servidor do quadro efetivo da Câmara Municipal de Itapoá/SC, e a participação de cerca de 50 (cinquenta) servidores de Câmaras Municipais de diversos municípios do Brasil, em evento on-line. Todas as 5 regiões do Brasil estavam representadas no evento.

A capacitação é gratuita e foi transmitida ao vivo no canal do youtube da Casa, link: