Quanto é o subsídio de um vereador?

Categoria: Perguntas e Respostas
Criado em Sexta, 15 Julho 2022 Última atualização em Sexta, 15 Julho 2022

O vereador não recebe férias, não tem fundo de garantia nem 13º salário, até porque não recebe salários e sim um subsídio mensal de R$ 6.541,45, conforme a Portaria n. 345/2022.

Vale lembrar, ainda, que o vereador recolhe aposentadoria e pode se aposentar seguindo as mesmas regras e condições de qualquer outro cidadão brasileiro. Aqui em Itapoá, os vereadores não podem aumentar o próprio subsídio. O que eles podem fazer é fixar o valor do subsídio para a próxima legislatura. Aí, claro, aqueles que se reelegerem receberão o aumento. Mas, para isso, precisarão passar antes pelo voto popular.

Contudo, como agentes públicos, eles têm direito ao mesmo índice de reposição salarial a que os servidores públicos municipais têm direito. Reposição salarial significa zerar as perdas advindas da inflação, que é isso que acontece todos os anos. Exemplo: se um servidor público municipal ganha R$ 100 em um ano e, naquele ano, a inflação foi de 5%, isso significa que o poder de compra dele no ano seguinte será de apenas R$ 95, mesmo recebendo R$ 100 de salário. Então ocorre uma reposição salarial de 5%, passando o salário do servidor para R$ 105, o que o permite continuar comprando naquele ano o que ele comprava com R$ 100 no ano anterior. Isso é reposição salarial. Isso é o que servidores e vereadores em Itapoá recebem. Aumento é quando, além da reposição da inflação, você recebe algo a mais.

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h,

Reuniões Ordinárias: segundas-feiras às 19h,

Celular: (47) 99668-5690 (whatsapp),

Rua Mariana Michels Borges, nº 1115,

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC,

CEP 89249-000. Localização: Clique aqui.

Mais informações / contato: Clique aqui.

© 2009 - 2022 Câmara Municipal de Itapoá-SC - Portal desenvolvido e atualizado pelo Setor de Informática da Câmara, com o uso de softwares livres e CMS Joomla.